29.1.09

Aula 02 - Criando meu blog

Iniciamos aqui um série de vídeos aulas de Michel Fabiano que encontramos no Youtube

Assuntos: Blogs, Flogs e Vlogs.



Vamos então CRIAR UM BLOG?

´






Consegui criar seu blog?

Divulgue o endereço para seus colegas e compartilhe suas dificuldades e avanços. Talvez você possa ajudar um colega que não consegui cria seu blog.

Estamos esperando...


AULA 01 - Refletindo sobre as possibilidades e os desafios do uso da internet e do blog na escola

Vamos inciar nosso curso?

A atividade que estamos propondo, têm por objetivo refletir sobre as possibilidades e os desafios da introdução da Internet e do blog na escola.

Para iniciar sua reflexão, imagine o seguinte dialogo entre você e seu aluno:

“Professora, você tem idéia do que está acontecendo agora na fronteira entre a Russia e a Finlândia?
Não. Não tive oportunidade de ler o jornal.
Mas eu sei.
Em verdade vos digo! Estes olhos que a terra há de comer vêem coisas que outros mortais não vêem!
Esses olhos viajam pelo mundo sem eu sai do lugar!
Então, você é um mistico?
Não professora, meus olhos precisam apenas de um monitor ligado a um computador conectado com a Internet. De dentro de casa meus olhos observam o mundo inteiro. Quando quero viajar procuro um site!”
(texto extraído do artigo”Olhos para enxergar o mundo inteiro” de Dogomir Marques – Revista InfoExame- março/98, pág. 25 ) - observe o ano.


ATIVIDADE 01


Depois de ler este diálogo, que sentimentos suscitaram em você? Deixe seu comentário.

Em que mundo estamos vivendo?

Segundo a revista Veja Especial Tecnologia/2007, em 1998, o Brasil estava na pré-história da tecnologia. A Internet era incipiente, a telefonia, jurássica, e os computadores caros. Em 1998 apenas 3,4 milhões de pessoas tinham acesso a Internet. Hoje 33 milhões de brasileiros usam a web, sendo que 6,4 milhões tem acesso à internet por banda larga.

Agora é como você:

Pesquise sobre o perfil hoje deste internauta.
Quem são eles? Jovens?
E a escola? Como anda o acesso a internet?
Você já teve a oportunidade de pesquisar sobre o interesse de seus alunos pela internet?


ATIVIDADE 02

No curso queremos propomos que você passe a olhar a internet como uma nova mídia, onde seu referencial está na possibilidade do uso abrangente, das múltiplas expressões do conhecimento humano e das diversas técnicas de comunicação. Estamos na era da civilização digital. Isto é um fato.

Qual a sua opinião sobre esse assunto?

Se você concorda, deve ter percebido também que a utilização pedagógica da Internet é um desafio que nós, professores e escolas, estamos enfrentando. Na sua concepção quais os principais desafios que enfrentamos? Enumere-os, se possível por ordem de dificuldade. Deixe seu comentário no post.

Vamos fazer uma leitura no texto “Desafios da Internet para o professor” de José Manuel Moran.

Lei também o texto: As possibilidades das redes de aprendizagem, de José Manuel Moran.

Na sua opinião quais os limites e possibilidade do uso da Internet na educação?
Você acha que o blog pode oferecer aos professores e alunos, a chance de compartilhar e esclarecer duvidas, promover estudo em grupo com estudantes separados geograficamente, manifestar idéias e pensamentos? [
Não esqueça de deixar seu comentário.

Finalmente, é importante que perceba a ocorrência de dois fatos e seus respectivos desafios.

O primeiro fato consiste em reconhecer que, verdadeiramente a escola, no atual modelo, está em crise. Assim o maior desafio está na quebra da reprodução de sistema tradicional de ensino pelos professores.

O segundo fato é aceitamos que a escola deverá trazer consigo as novas tecnologias presentes na sociedade. Neste caso, o desafio e saber como apropriarmos dessa tecnologia e provocar mudanças desejadas na educação.

Sinta-se a vontade para interferir, comentar, opinar, discordar das idéias apresentadas!
Sua interação é fundamental!!!
Deixe seu comentário.

Sete Motivos para VOCÊ criar um blog

CURSO: Blog: Ferramenta de Comunicação e Publicação, Como Recurso Didático em Sala de Aula


Desde 1999, quando participei do ProInfo, venho pesquisando, analisando ferramentas e refletindo sobre a relação entre informática e educação. Sou meu próprio objeto de estudo e nestes anos venho percebendo as mudanças que foram necessárias para que a apropriação desta tecnologia fosse possível em meu cotidiano escolar.
Com a informatização das escolas novas forma de pensar o trabalho docente se faz necessário. O que temos? Novas ferramentas? Novos objetos de estudos? A introdução de novas ferramentas vem exercendo uma forte influência nas diversas ações públicas que oferecem formação continuada dos profissionais da educação.
Como entramos neste processo? Primeiro, é necessário entendermos que o computador por si só nada fará. Que aprender a usar o computador sem desenvolver as habilidades necessárias e entender as formas de como o computador pode ser integrado ao planejamento do conteúdo com os alunos, nada mudará. Teremos uma maquina e nada mais.
Vivemos em tempos das inovações tecnológicas, o que pressupõe modernidade e mudanças em todos os setores, e se faz necessário “decodificar senhas” e entrar no sistema. Como fazer?
Capacitando continuamente. Esta é a proposta.
Segundo (VALENTE, 1993) uma das alternativas para melhoria da qualidade da educação é a formação continuada e cabe ao profissional este atento às mudanças da sociedade.
Os programas de formação docente para o uso das novas tecnologias então cada vez mais se afirmando como fator primordial para que as mudanças necessárias nos processos de ensino aprendizagem venham se concretizar.
O documento “Las tecnologías de la información y la comunicación em la formación docente: Guí de planificación”, da Unesco, aponta esta tendência, como indicador para os avanços e reformas na educação.
Portanto, é preciso discutir as implicações que os novos espaços de aprendizagem do professore e alunos trazem para o cotidiano escolar de forma que, a apropriação dos mesmos faça sentido para os sujeitos envolvidos.
O uso dos Blog como “Ferramenta de Comunicação e Publicação, Como Recurso Didático em Sala de Aula” (leia +) vem sendo discutido por muitos educadores que os utilizam.
Digo que esta apropriação não é uma mera novidade, mas uma realidade para os info-incluídos, tanto nas escolas como em outros ambientes da sociedade civil.
Quais as vantagens e desvantagens do uso dos blogs na educação?
Encontraremos as respostas se apropriarmos dele como ferramenta em nossas atividades cotidianas.
A idéia é, utilizarmos de um blog para nós capacitar e conhecer este novo espaço de comunicação, leitura e escrita na rede.
Estão prontos para este desafio?

- Objetivo:

Possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades referentes ao uso eficiente dos blogs no cotidiano escolar.:

- Inscrições:

Entre no blog Mídias na Educação faça um Comentário neste post, constando o desejo de participar do curso. Sua inscrição será confirmada quando você receber um e-mail convidando-o a entrar para o grupo blogs_educasempre.

- Metodologia do curso:

Totalmente a distância, via Internet, assíncrono, ambiente virtual será o blog Mídias na Educação, onde ficará disponível todo o material do curso. Além deste ambiente contaremos com o grupo blogs_educasempre, que permitirá a integração dos participantes. Seremos ao mesmo tempo professores e alunos em uma comunidade virtual.

O que é necessário:

O desejo de criar e difundir os blogs como ferramenta de interação, leitura e escrita na rede.

Quando iniciaremos o curso?

Assim que você receber a confirmação de sua inscrição no grupo. Mas a partir do momento que o material e atividades forem postadas estaremos em curso.

Quando terminaremos o curso?

Não há tempo para seu término. Vocês perceberam que este curso será uma formação continuada. Seremos ao mesmo tempo alunos e professores. Seremos blogueiros e como tal compartilhamos saberes em rede a todo o momento de qualquer lugar.


Sejam bem – vindos (as) ao nosso desafio!

28.1.09

Blogs, alunos e professores.


Professor, use o blog para interagir com seus alunos

Imagine a cena: a professora esta na sala de aula, passando aos alunos uma discussão sobre as guerras. Ao final da aula, ela passa a lic?o de casa e faz um comentario: Hoje, vou escrever um post no blog sobre o assunto de que falamos hoje. Gostaria que todos voces deixassem comentarios para que, na aula que vem, continuassemos o debate?. Cenas como essa são cada vez mais comuns nas instituições de ensino. Os professores tem percebido, nos ultimos anos, que o computador se tornou uma ferramenta fundamental para o seu dia-a-dia, e o advento da Internet trouxe muitos beneficios que facilitam o trabalho, tanto no campo administrativo como no pedagogico. A relação professor e tecnologias de informação tem sido desmistificada.
Leia o texto de Cibele Gandolpho na integra, na revista virtual Profissão Mestre.
Aproveite para fazer seu cadastro e receber grátis novos textos e noticias sobre educação.

26.1.09

O que é Podcast? Como fazer uma rádionovela?

Encontrei este vídeo no Youtube e mostra como a linguagem radiofônica vem sendo utilizadas por educadores no processo educativo. Vamos fazer como eles? Como podemos chegar lá?

Assista o vídeo, reflita sobre as possibilidades do uso da Rádionovela em sua escola.
Não esqueça de compartilhar sua reflexão em COMENTÁRIOS.

Correndo em busca do Projeto Rádio Escola

Novas linguagens de comunicação e informação vão aparecendo com o advento das tecnologias. Da internet a rádio, um instrumento poderoso, por onde veiculam novas idéias e a interação se faz presente. Circulam pelas escolas de todo Brasil, projetos pedagógico para o uso da rádio para desenvolver a auto-estima, a expressão linguística e oral dos alunos e estimular a cidadania.

Estou muito motivada nesta empreitada. É vocês? Além das leituras propostas pelo nosso curso, naveguei por outras informações sobre o assunto. Não deu outra: quero elaborar um projeto e implementa-lo em minha escola.

Assim, convido vocês a serem co- autores deste projeto. Estamos pensando em educar no ciberespaço, então vamos planejar nele, pensando na participação colaborativa que recurso como email, fóruns, blogs, webquest, podcast e outras ferramenta web podem nos fornecer.

Bem, podemos pensar juntos no Projeto Escrito: Público Alvo, objetivos, justificativa, metodologia e cronograma previsto para execução do projeto(poderia ser ou não o primeiro passo).

Eu, estou em fase de pesquisa pela rede. Perguntas com:
O que è rádio escolar?
O que é rádio online?
Quais suas características?
Quais os requisitos técnicos e os equipamentos para implantar o projeto rádio na escola?
Quem está fazendo rádio escola por aí?
Quais os resultados alcançados pelos professores que já utilizam rádio como recurso pedagógico?

Novas palavras como: Podcast, Ipode, agregadores, Audacity, Lamme e outras tantas, passam a ser meu objeto de pesquisa.

Vamos começar?

Primeiro, pensei convidar vocês para participarem da construção (vou enviar um email convite para todos)
Segundo, disponibilizar no blog assuntos de como construir um blog, como editar no Audacity, links para artigos e textos sobre assunto com relação ao nosso tema, o que é podOmast, o que é podcast.
Terceiro, levar o projeto para escola.
Publicar todos os passos e novidades neste blog.

Então, que tal ter um blog?

Assunto para próxima postagem.





DEZ MOTIVOS PARA VOCÊ MONTAR UMA RÁDIO NA ESCOALA

O rádio está presente nos quatro cantos do país. A seguir, dez motivos para você levá-lo para a escola:

1. O rádio desenvolve a expressão;

2. ajuda as crianças a perder a inibição para falar em público;

3. exercita o raciocínio lógico;

4. leva o aluno a descobrir — e mostrar aos outros — seus talentos;

5. eleva a auto-estima;

6. permite conhecer e utilizar novas tecnologias;

7. estimula a imaginação e a criatividade;

8. dá um sentido concreto ao conhecimento escolar;

9. promove a cidadania e favorece a interdisciplinaridade.

10. favorece a interdisciplinaridade.

LEIA +

Histórias Sonorizadas

Esta foi uma atividade realizada no curso Mídias na Educação. A proposta foi contar uma história e sonorizá-la utilizando instrumentos musicais simples, objetos ruidosos, aparelhos sonoros (celulares, radinhos, gravadores de mão) ou simples artefatos...
Radionovela de Riberão Preto.
Leia aqui...
Encontrei este site e outros no Portal do Professor =- MEC. Vale a pena verificar o trabalho que colegas(Mídias) professores estão realizando por aí...

23.1.09

RádioBlog

O que podemos fazer com blogs? Tudo? Pelo menos ele nos permite ampliar os espaços da sala de aula, criando recursos pedagógicos através das diversas mídias disponíveis para uso na educação. Um dos recursos que vem sendo utilizado por educadores blogueiros é a Rádio. Utilizando um programa gratuito de edição de áudio (Audacity), um conversor para salvar arquivos em MP3, um roteiro radiofônico e um blog, podemos criar nossa Rádio na Escola e disponibilizá-la para o mundo. Simples? Não, mas possível para qualquer educador que planeja novas formas de trabalhar com alunos nascidos na Web 2.0. Conheça o projeto de uma rádio em uma escola: Fala aí Escola – então o que estamos esperando?

21.1.09

Programa de Variedades

Programa de Variedades

O que fazer nesta atividade?

Escolher uma temática educativa e elabore um programa de variedades, contendo quadros que atraiam a participação do seu público.
Lembre-se de que um programa de variedades pode incorporar dramatizações, entrevistas, documentários, debates, informações, dentre outros. Pode, também, ser mais longo que outros gêneros, geralmente entre uma e quatro horas de duração, pode ser diário e trabalhar para um público em geral. Por esses motivos, é o gênero que mais facilmente pode se tornar maçante e trivial.
Vale lembrar, ainda, que percebe-se claramente o potencial deste gênero para a área educacional. É possível exibir entrevistas com autoridades educacionais, eventos nos quais alunos mostram seus trabalhos artísticos e científicos, professores falando sobre o conteúdo de suas disciplinas, novas formas didáticas de ensinar, é possível ter um quadro promovendo integração entre escola e comunidade, um outro dedicado a novos materiais instrucionais, etc...

Nome da Rádio: Rádio Educasempre
Nome do Programa: Vigilantes Ecologicos
Tempo total de duração: 30 minutos
Regularidade: Programa Diário

- Planejamento

ABERTURA
Tempo: 3 minutos

Tec. Vinheta de Abertura da Radio

Loc – Aqui a sua Radio Educasempre, em seu primeiro ano de atividade, mantendo o maior e melhor conteúdo sobre educação brasileira na categoria rádio. Sou nada mais nada menos que seu locutor educomunicador ambiental Kakau

Tec – Vinheta de Abertura do Programa de Variedades da Rádio Educasempre.

Loc- Começa agora, nosso programa:Vigilantes Ecológicos.

Tec – Vinheta do programa

Loc- Hoje, estamos ecologicamente preparados com uma entrevista com alunos de uma escola que estão fazendo a diferença em sua cidade. Fiquem ligados, a Radio Educasempre traz ainda muita musica e um documentário sobre o aquecimento global.

Tec – BG / voltamos a apresentar Vigilantes Ecológicos

BLOCO 1 – ENTREVISTA
Tempo: 09 minutos

Tec – sobe e desce BG / estamos de volta com nosso bloco de entrevista – sobe BG

Loc – “O que seria do amanhã sem uma educação ambiental”. A professora e bióloga Márcia Frota, Especialista em Inovações Tecnológicas para educação é responsável pelo desenvolvimento do projeto na Escola Municipal XZ. Sua formação permite a educadora conectar as áreas de tecnologias e educação com ponto de partida para um trabalho focado na forma de pensar para uma proposta educomunicação ambiental.

Estamos aqui com um dos alunos que participam do projeto. Carlos e aluno do 7 ano do ensino fundamental, e vai nós falar um pouco do projeto.

Tec – sobe e desce BG / hora de entrevistar quem faz./sobe BG

Loc – Boa tarde, Carlos. Então, poderia nos dizer um pouco sobre este projeto?

Carlos – Boa Tarde, Kakau. Então nosso projeto chama-se “Blogueiros Ecologicos”. Junto com a professora Márcia, criamos um blog para a turma, onde postamos noticias sobre aquecimento global, reportagens sobre os graves problemas causados pelo lixo, entrevistas violência social, fotos, dicas....enfim, tudo que diz respeito a ações educomunicativa ambiental. Nosso blog já alcançou mais de 18.000 visitas em 02 meses de publicação. Estamos em contato com outras escolas do Brasil . Temos muitos amigos em outros países trocando idéias e propondo ações muito simples, que qualquer criança ou adulto pode fazer para conservar o meio ambiente.

Loc – Carlos, você acha que o contato com a internet, tem melhorado o desempenho dos alunos que participam do projeto.

Carlos – Sim. Eu mesmo tenho melhorado muito a escrita. Para postar qualquer coisa no blog tenho que ler muito, pesquisar na rede e procurar saber se o que estou escrevendo está certo ou não. Sou outro aluno, mais comportado, mais interessado em todas as matérias e mais consciente ecologicamente. O que leio na internet sobre o que vem acontecendo com o mundo, me faz perceber que o espaço em que vivo tem mudado muito. Até terremoto vem acontecendo aqui em Montes Claros. Já viu algo assim...

Loc – Parabéns Carlos. E muito bom saber que nossos meninos e meninas estão pensando no dia de amanhã. Kakau retorna já já .... fique sintonizado...

Tec – Vinheta do programa / voltamos a apresentar Vigilantes Ecológicos

BLOGO 2 –

Tempo: 08 minutos

Tec –sobe e desce BG/ estamos apresentando / sobe BG /desce BG / Vigilantes Ecológicos.
Loc – Muito bem galera, a musica de hoje é um chamado para assumirmos o nosso papel de cidadão de forma efetiva e ativa. Para sairmos da passividade e da postura de aceitar as coisas de forma acomodada. Depois da entrevista do Carlos, um garoto consciente de 15 anos, o melhor a fazer e pensar como e o que podemos fazer. A hora é agora... a consciência de limpar e cuidar da vida não pode esperar. Confira agora....
Tec – Musica Pacato Cidadão /Skank/ Samuel Rosa e Chico Amaral

BLOCO 3 –
Tempo: 3 minutos

Tec – sobe e desce BG

Loc – fiquem agora com nosso intervalo/ voltamos já, já com as Dicas Ecológicas do Dia.

INTERVALO – chamada para propaganda.


BLOCO 4
Tempo: 08 minutos

Tec – vinheta do programa

Loc - Estamos apresentando Vigilante Ecológicos – oferecimento dos Supermercado Oliveira – onde a dona de casa tem preço e qualidade. Estamos de volta com nosso momento Dicas Ecológicas

Tec – sobe e desce BG

Loc – Dicas Ecológicas – aprendendo e fazendo um mundo melhor.

Tec – BG sobe e desce
Loc - Nossa primeira dica é - Aprenda a cozinhar em panela de pressão
Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás..
Tec – BG sobe e desce
Loc – Esta dica e para a garota Web 2.0 - Desligue o computador – E isto aí...
Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade.. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.
Tec – BG sobe e desce
Loc – Vamos chegando ao final do nosso programa. Kakau agradece a sua atenção. Amanhã tem muito mais . Até lá e até sempre!!
Tec – vinheta de encerramento


Fonte :

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=640 - acesso 21/01/09

http://www.usc.br/radioveritas/programa_radiofonico.htm - acesso 21/01/09

http://74.125.113.132/search?q=cache:6A1xT6q9xuEJ:www.direitoshumanos.mg.gov.br/trabalho/orientacao_trabalho/Download_Orientacao_Trabalho/Manual_Instrutor/Meio_Ambiente(Mod%2520III).doc+musica+sobre+o+meio+ambiente+para+reflex%C3%A3o&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=4&gl=br - acesso 21/01/09

Pessoal que tal ajudar na escola da vinheta, no BG, musicas e outros toques - pode ser no texto também. Correção ortografica e tudo mais. Estou esperando.

Dramatização no Rádio

Roteiro de Dramatização

Não foi facil realizar esta atividade. Roteirizar um poema ou um conto e transforma-lo em um peça radiofônica foi muito dificil. Pesquisei na rede, pensei, fiz algumas leituras, perguntei a amigos na rede e encontrei o Conto de Machado de Assis, a Cartomante. Para dizer a verdade, estou longe de ser roteirista, ou coisa parecida. Aproveitei muitas dicas, falas do texto de apoio e do podcast que encontrei sobre o conto. Vejam como ficou. Falta pesquisar a vinheta, BG e outros sons...Estou em busca de parceiros...


Programa: Peça Radiofônica
Nome do conto: A Cartomante de Machado de Assis
Personagens:
Camilo, Rita, Vilela, Narrador e a cartomante Dona Mercedes.
Tema: A cartomante
Tempo da peça: 25 minutos


Vinheta de abertura
Narrador:
Apresentamos hoje a peça radiofônica A Cartomante, de Machado de Assim. Adaptada para uma linguagem radiofônica.
Vinheta de abertura
Narrador
Nossa aventura envolve um triangulo amoroso machadiano. Vilela era advogado e casou-se com Rita, uma mulher mais velha, vistosa e bonita. Camilo era funcionário publico e amigo de infância de Vilela.
Musica
Vilela reencontra Camilo, quando se muda para São Paulo, onde o amigo já o esperava e tinha providenciado uma casa para o casal.
Camilo vai encontrar o amigo no aeroporto.
Barulho de carro, pessoas conversando...
De longe Camilo logo identifica o amigo de infância.
Musica
Camilo:
- Vilela, aqui, meu amigo.
Com um abraço longo e apertado ficam alguns minutos matando a saudade.
Som de tapas nas costas.
Musica
Vilela:
- amigo, a quanto tempo...que saudades! Camilo, esta é a Rita, minha esposa.

Musica e movimento de pessoas andando
Rita:
- Este então é o famoso Camilo. Muito prazer. Vilela não fala em outro amigo querido, a não ser você.
Sons de movimento ao fundo do dialogo
Camilo:
- Parabéns Vilela, a Rita e com você relata em suas cartas. Realmente muito bonita.
Musica
Narrador:
Musica de fundo
Este encontro marca um período de convivência e muita intimidade entre os três. A amizade de infância torna-se amizade de apoio nas alegrias e dificuldades, que agora compartilham. A morte do pai de Camilo aproxima ainda mais os amigos e Rita. Caberia a Rita neste momento, consolar o amigo, enquanto Vilela tratava da parte pratica.
Musica de fundo
Camilo e Rita passam horas juntos e ele começa a gostar e sentir falta da Rita. Rita o envolve e o passo para o envolvimento se consolida.
Camilo recebe uma mensagem no celular.
Som de mensagem de celular.
Narrador:
Musica de fundo
Na mensagem a pessoa que enviou descrevia-o como imoral e que seu envolvimento com Rita já era sabido por muitas pessoas. O medo tomou conta de Camilo.
Camilo:
- Oh! Meu Deus! Quem estará sabendo? Será que Vilela? Não pode ser...Vou ligar para Rita.
Som de telefone chamando.
- Rita, alguém já sabe do nosso envolvimento. Recebi uma mensagem de ameaça..mão podemos continuar...não é justo... estamos errados...não quero mais ...vou me afastar. Até logo..
Som telefone desligando...
Rita
- Camilo, Camilo...não desliga...
Som telefone desligado.
Narrador:
Camilo com medo começa a rarear as visitas à casa de Vilela, que começa a perceber o distanciamento.
Vilela:
- Rita, você percebeu que Camilo anda desaparecido de nossa casa?
Rita
- É mesmo amor..,não sei o que estaria acontecendo. Ligue para ele.
Narrador:
Rita também ficou desconfiada e tinha muito medo. Medo que Camilo estivesse arrumado desculpas para não vê-la mais. Rita,recebeu certo dia um folheto publicitário de uma cartomante perto de sua casa. Resolveu consultá-la.
Rita vai até a casa da cartomante.
Som de palmas.
Rita:
-Oi, estou procurando Dona Mercedes, a cartomante.
Dona Mercedes:
- Entre minha filha. Eu sei por que está aqui. O homem que amas não a procura mais, não é? Fique tranqüila, ele o ama. Ele voltara.
Musica
Narrador:
Rita volta para casa e Vilela questiona novamente sobre o sumiço de Camilo. Ela diz que não sabe e ele diz que vai ligar para ele no outro dia. Rita fica apavorada, e acha que Vilela pode está desconfiado. No outro dia, entra em contado com Camilo e lhe conta sobre a cartomante e sobre as perguntas que Vilela vem fazendo.
Musica
Camilo:
- Rita, ainda ando recebendo mensagens no celular. O que faremos.
Rita:
- AH! Meu amor...não sei ficar sem você..
Som de abraços e beijos.
Camilo.
Som de carro e pessoas ao fundo
- Não Rita, estamos próximo a sua casa. Alguém pode nos ver. Eu também de amo...mas...o que vamos fazer? Eu a amo tanto.
Musica
Rita
- Eu sei meu amor. A dona Mercedes me falou sobre seu amor por mim. Ela contou tudo sobre nós e que nada vai nos separar. Vilela não vai descobrir.
Camilo
- O que? Mas quem é esta dona Mercedes?
Rita:
- A cartomante, que mora na rua de baixo.
Camilo:
Som de riso de Camilo
- Não acredito que você anda procurando por cartomantes. Não acredito...
Narrador:
Musica
Camilo e Rita não conseguiram mais ficar sem se encontra. Marcaram encontros até que certo dia Camilo recebeu uma mensagem de Vilela, pedindo que ele fosse com urgência em sua casa. Camilo ficou preocupado e com medo. Apesar do temor, sem saber do que se tratava, caminhou até a casa de Vilela.
Som da rua...passos...
Camilo, passou pela porta da cartomante, quando se dirigia para a casa de Vilela e resolveu entrar. Um impulso, movido pelo medo e temor.
Som de palmas.
Camilo:
- Dona Mercedes, dona Mercedes...
Dona Mercedes:
-Entra...eu já esperava por você.
Camilo:
- Como?
Dona Mercedes:
- Eu sei to seu temor. Mas, sua amada o espera. Não temas. Nada vai acontecer com vocês. O outro não sabe de nada. Não tenha medo. Pode ir.
Narrador:
Musica
Camilo, ficou aliviado e despediu da cartomante, pagando-a pela consulta.
Camilo:
- Obrigado!
Narrador:
Camilo despediu-se da cartomante e foi até a casa de Vilela mais confiante, porém com receio. Seu pensamento dava voltas.
Camilo:
- O que será? Vilela teria descoberto?
Narrador:
Camilo chega à porta da casa de Vilela e toca o interfone. O coração ainda tremê-lo sem saber o que lhes espera.
Som do interfone.
Vilela:
- Oi Camilo...estava esperando por você...quero lhe mostrar uma coisa, entre...
Narrador:
Camilo entra.
Som da porta abrindo e passos
Camilo:
- O que foi Vilela? Fiquei preocupado com seu chamado. O que está acontecendo.
Vilela:
- Entre e veja...
Vilela abre uma porta e convida o amigo para entrar.
Som da porta abrindo.
Camilo:
- Meu Deus, Vilela, o que você fez com a Rita? Não pode ser...
Narrador:
Musica e som de passos largos, como se estivesse correndo.
Camilo vê o corpo de Rita no chão, coberto de sangue e corre para o corpo da amada.
Musica
Camilo:
- Rita..Rita...
Narrador:
Vilela aponta a arma para Camilo e...
Camilo:
- O que você esta fazendo Vilela...não..não...não faça ...
Som de tiros...silencio...Camilo cai ao lado de Rita.
Som do corpo caindo.
Silencio.
Vinheta de encerramento.
Fim

Fonte:
http://www.podcast1.com.br/programas.php?codigo_canal=144&numero_programa=103
http://www.releituras.com/machadodeassis_cartomante.asp

20.1.09

O que é Mídias na Educação?

Mídias na Educação é um programa a distância, com estrutura modular, com o objetivo de proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impressos – de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, aos profissionais de educação, contribuindo para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias.
Saiba +