
Desde 1999, quando participei do ProInfo, venho pesquisando, analisando ferramentas e refletindo sobre a relação entre informática e educação. Sou meu próprio objeto de estudo e nestes anos venho percebendo as mudanças que foram necessárias para que a apropriação desta tecnologia fosse possível em meu cotidiano escolar.
Com a informatização das escolas novas forma de pensar o trabalho docente se faz necessário. O que temos? Novas ferramentas? Novos objetos de estudos? A introdução de novas ferramentas vem exercendo uma forte influência nas diversas ações públicas que oferecem formação continuada dos profissionais da educação.
Como entramos neste processo? Primeiro, é necessário entendermos que o computador por si só nada fará. Que aprender a usar o computador sem desenvolver as habilidades necessárias e entender as formas de como o computador pode ser integrado ao planejamento do conteúdo com os alunos, nada mudará. Teremos uma maquina e nada mais.
Vivemos em tempos das inovações tecnológicas, o que pressupõe modernidade e mudanças em todos os setores, e se faz necessário “decodificar senhas” e entrar no sistema. Como fazer?
Capacitando continuamente. Esta é a proposta.
Segundo (VALENTE, 1993) uma das alternativas para melhoria da qualidade da educação é a formação continuada e cabe ao profissional este atento às mudanças da sociedade.
Os programas de formação docente para o uso das novas tecnologias então cada vez mais se afirmando como fator primordial para que as mudanças necessárias nos processos de ensino aprendizagem venham se concretizar.
O documento “Las tecnologías de la información y la comunicación em la formación docente: Guí de planificación”, da Unesco, aponta esta tendência, como indicador para os avanços e reformas na educação.
Portanto, é preciso discutir as implicações que os novos espaços de aprendizagem do professore e alunos trazem para o cotidiano escolar de forma que, a apropriação dos mesmos faça sentido para os sujeitos envolvidos.
O uso dos Blog como “Ferramenta de Comunicação e Publicação, Como Recurso Didático em Sala de Aula” (leia +) vem sendo discutido por muitos educadores que os utilizam.
Digo que esta apropriação não é uma mera novidade, mas uma realidade para os info-incluídos, tanto nas escolas como em outros ambientes da sociedade civil.
Quais as vantagens e desvantagens do uso dos blogs na educação?
Encontraremos as respostas se apropriarmos dele como ferramenta em nossas atividades cotidianas.
A idéia é, utilizarmos de um blog para nós capacitar e conhecer este novo espaço de comunicação, leitura e escrita na rede.
Estão prontos para este desafio?
- Objetivo:
Possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades referentes ao uso eficiente dos blogs no cotidiano escolar.:
- Inscrições:
Entre no blog Mídias na Educação faça um Comentário neste post, constando o desejo de participar do curso. Sua inscrição será confirmada quando você receber um e-mail convidando-o a entrar para o grupo blogs_educasempre.
- Metodologia do curso:
Totalmente a distância, via Internet, assíncrono, ambiente virtual será o blog Mídias na Educação, onde ficará disponível todo o material do curso. Além deste ambiente contaremos com o grupo blogs_educasempre, que permitirá a integração dos participantes. Seremos ao mesmo tempo professores e alunos em uma comunidade virtual.
O que é necessário:
O desejo de criar e difundir os blogs como ferramenta de interação, leitura e escrita na rede.
Quando iniciaremos o curso?
Assim que você receber a confirmação de sua inscrição no grupo. Mas a partir do momento que o material e atividades forem postadas estaremos em curso.
Quando terminaremos o curso?
Não há tempo para seu término. Vocês perceberam que este curso será uma formação continuada. Seremos ao mesmo tempo alunos e professores. Seremos blogueiros e como tal compartilhamos saberes em rede a todo o momento de qualquer lugar.
Sejam bem – vindos (as) ao nosso desafio!
Com a informatização das escolas novas forma de pensar o trabalho docente se faz necessário. O que temos? Novas ferramentas? Novos objetos de estudos? A introdução de novas ferramentas vem exercendo uma forte influência nas diversas ações públicas que oferecem formação continuada dos profissionais da educação.
Como entramos neste processo? Primeiro, é necessário entendermos que o computador por si só nada fará. Que aprender a usar o computador sem desenvolver as habilidades necessárias e entender as formas de como o computador pode ser integrado ao planejamento do conteúdo com os alunos, nada mudará. Teremos uma maquina e nada mais.
Vivemos em tempos das inovações tecnológicas, o que pressupõe modernidade e mudanças em todos os setores, e se faz necessário “decodificar senhas” e entrar no sistema. Como fazer?
Capacitando continuamente. Esta é a proposta.
Segundo (VALENTE, 1993) uma das alternativas para melhoria da qualidade da educação é a formação continuada e cabe ao profissional este atento às mudanças da sociedade.
Os programas de formação docente para o uso das novas tecnologias então cada vez mais se afirmando como fator primordial para que as mudanças necessárias nos processos de ensino aprendizagem venham se concretizar.
O documento “Las tecnologías de la información y la comunicación em la formación docente: Guí de planificación”, da Unesco, aponta esta tendência, como indicador para os avanços e reformas na educação.
Portanto, é preciso discutir as implicações que os novos espaços de aprendizagem do professore e alunos trazem para o cotidiano escolar de forma que, a apropriação dos mesmos faça sentido para os sujeitos envolvidos.
O uso dos Blog como “Ferramenta de Comunicação e Publicação, Como Recurso Didático em Sala de Aula” (leia +) vem sendo discutido por muitos educadores que os utilizam.
Digo que esta apropriação não é uma mera novidade, mas uma realidade para os info-incluídos, tanto nas escolas como em outros ambientes da sociedade civil.
Quais as vantagens e desvantagens do uso dos blogs na educação?
Encontraremos as respostas se apropriarmos dele como ferramenta em nossas atividades cotidianas.
A idéia é, utilizarmos de um blog para nós capacitar e conhecer este novo espaço de comunicação, leitura e escrita na rede.
Estão prontos para este desafio?
- Objetivo:
Possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades referentes ao uso eficiente dos blogs no cotidiano escolar.:
- Inscrições:
Entre no blog Mídias na Educação faça um Comentário neste post, constando o desejo de participar do curso. Sua inscrição será confirmada quando você receber um e-mail convidando-o a entrar para o grupo blogs_educasempre.
- Metodologia do curso:
Totalmente a distância, via Internet, assíncrono, ambiente virtual será o blog Mídias na Educação, onde ficará disponível todo o material do curso. Além deste ambiente contaremos com o grupo blogs_educasempre, que permitirá a integração dos participantes. Seremos ao mesmo tempo professores e alunos em uma comunidade virtual.
O que é necessário:
O desejo de criar e difundir os blogs como ferramenta de interação, leitura e escrita na rede.
Quando iniciaremos o curso?
Assim que você receber a confirmação de sua inscrição no grupo. Mas a partir do momento que o material e atividades forem postadas estaremos em curso.
Quando terminaremos o curso?
Não há tempo para seu término. Vocês perceberam que este curso será uma formação continuada. Seremos ao mesmo tempo alunos e professores. Seremos blogueiros e como tal compartilhamos saberes em rede a todo o momento de qualquer lugar.
Sejam bem – vindos (as) ao nosso desafio!
Sou professora de Informática Educacional e gostaria de participar do curso de blog. Por favor, envie-me os dados. Estou a fim de aperfeiçoar meus conhecimentos.
ResponderExcluirNair Boni
reboni@uol.com.br
Cara professora Nair
ResponderExcluirNosso curso é um espaço de reflexão sobre o uso dos blogs na educação. Espaço aberto para trocas de experiências e até de publicação.
Nossa metodologia consiste em disponibilizar o como fazer, publicar e principalmente interagir nos blogs. Este item interação será nosso "ponto magico".
Logo estarei enviando convite para sua participação no grupo. Mas, considere-se membro do espaço. Leia e principalmente contribua. Penso que teremos muito a ganhar com sua participação.
Em qual escola vc atua? Publica ou Particular? Qual a localidade? Poderia relatar para nós um pouco do seu trabalho?
Seja bem - vinda!