21.1.09

Dramatização no Rádio

Roteiro de Dramatização

Não foi facil realizar esta atividade. Roteirizar um poema ou um conto e transforma-lo em um peça radiofônica foi muito dificil. Pesquisei na rede, pensei, fiz algumas leituras, perguntei a amigos na rede e encontrei o Conto de Machado de Assis, a Cartomante. Para dizer a verdade, estou longe de ser roteirista, ou coisa parecida. Aproveitei muitas dicas, falas do texto de apoio e do podcast que encontrei sobre o conto. Vejam como ficou. Falta pesquisar a vinheta, BG e outros sons...Estou em busca de parceiros...


Programa: Peça Radiofônica
Nome do conto: A Cartomante de Machado de Assis
Personagens:
Camilo, Rita, Vilela, Narrador e a cartomante Dona Mercedes.
Tema: A cartomante
Tempo da peça: 25 minutos


Vinheta de abertura
Narrador:
Apresentamos hoje a peça radiofônica A Cartomante, de Machado de Assim. Adaptada para uma linguagem radiofônica.
Vinheta de abertura
Narrador
Nossa aventura envolve um triangulo amoroso machadiano. Vilela era advogado e casou-se com Rita, uma mulher mais velha, vistosa e bonita. Camilo era funcionário publico e amigo de infância de Vilela.
Musica
Vilela reencontra Camilo, quando se muda para São Paulo, onde o amigo já o esperava e tinha providenciado uma casa para o casal.
Camilo vai encontrar o amigo no aeroporto.
Barulho de carro, pessoas conversando...
De longe Camilo logo identifica o amigo de infância.
Musica
Camilo:
- Vilela, aqui, meu amigo.
Com um abraço longo e apertado ficam alguns minutos matando a saudade.
Som de tapas nas costas.
Musica
Vilela:
- amigo, a quanto tempo...que saudades! Camilo, esta é a Rita, minha esposa.

Musica e movimento de pessoas andando
Rita:
- Este então é o famoso Camilo. Muito prazer. Vilela não fala em outro amigo querido, a não ser você.
Sons de movimento ao fundo do dialogo
Camilo:
- Parabéns Vilela, a Rita e com você relata em suas cartas. Realmente muito bonita.
Musica
Narrador:
Musica de fundo
Este encontro marca um período de convivência e muita intimidade entre os três. A amizade de infância torna-se amizade de apoio nas alegrias e dificuldades, que agora compartilham. A morte do pai de Camilo aproxima ainda mais os amigos e Rita. Caberia a Rita neste momento, consolar o amigo, enquanto Vilela tratava da parte pratica.
Musica de fundo
Camilo e Rita passam horas juntos e ele começa a gostar e sentir falta da Rita. Rita o envolve e o passo para o envolvimento se consolida.
Camilo recebe uma mensagem no celular.
Som de mensagem de celular.
Narrador:
Musica de fundo
Na mensagem a pessoa que enviou descrevia-o como imoral e que seu envolvimento com Rita já era sabido por muitas pessoas. O medo tomou conta de Camilo.
Camilo:
- Oh! Meu Deus! Quem estará sabendo? Será que Vilela? Não pode ser...Vou ligar para Rita.
Som de telefone chamando.
- Rita, alguém já sabe do nosso envolvimento. Recebi uma mensagem de ameaça..mão podemos continuar...não é justo... estamos errados...não quero mais ...vou me afastar. Até logo..
Som telefone desligando...
Rita
- Camilo, Camilo...não desliga...
Som telefone desligado.
Narrador:
Camilo com medo começa a rarear as visitas à casa de Vilela, que começa a perceber o distanciamento.
Vilela:
- Rita, você percebeu que Camilo anda desaparecido de nossa casa?
Rita
- É mesmo amor..,não sei o que estaria acontecendo. Ligue para ele.
Narrador:
Rita também ficou desconfiada e tinha muito medo. Medo que Camilo estivesse arrumado desculpas para não vê-la mais. Rita,recebeu certo dia um folheto publicitário de uma cartomante perto de sua casa. Resolveu consultá-la.
Rita vai até a casa da cartomante.
Som de palmas.
Rita:
-Oi, estou procurando Dona Mercedes, a cartomante.
Dona Mercedes:
- Entre minha filha. Eu sei por que está aqui. O homem que amas não a procura mais, não é? Fique tranqüila, ele o ama. Ele voltara.
Musica
Narrador:
Rita volta para casa e Vilela questiona novamente sobre o sumiço de Camilo. Ela diz que não sabe e ele diz que vai ligar para ele no outro dia. Rita fica apavorada, e acha que Vilela pode está desconfiado. No outro dia, entra em contado com Camilo e lhe conta sobre a cartomante e sobre as perguntas que Vilela vem fazendo.
Musica
Camilo:
- Rita, ainda ando recebendo mensagens no celular. O que faremos.
Rita:
- AH! Meu amor...não sei ficar sem você..
Som de abraços e beijos.
Camilo.
Som de carro e pessoas ao fundo
- Não Rita, estamos próximo a sua casa. Alguém pode nos ver. Eu também de amo...mas...o que vamos fazer? Eu a amo tanto.
Musica
Rita
- Eu sei meu amor. A dona Mercedes me falou sobre seu amor por mim. Ela contou tudo sobre nós e que nada vai nos separar. Vilela não vai descobrir.
Camilo
- O que? Mas quem é esta dona Mercedes?
Rita:
- A cartomante, que mora na rua de baixo.
Camilo:
Som de riso de Camilo
- Não acredito que você anda procurando por cartomantes. Não acredito...
Narrador:
Musica
Camilo e Rita não conseguiram mais ficar sem se encontra. Marcaram encontros até que certo dia Camilo recebeu uma mensagem de Vilela, pedindo que ele fosse com urgência em sua casa. Camilo ficou preocupado e com medo. Apesar do temor, sem saber do que se tratava, caminhou até a casa de Vilela.
Som da rua...passos...
Camilo, passou pela porta da cartomante, quando se dirigia para a casa de Vilela e resolveu entrar. Um impulso, movido pelo medo e temor.
Som de palmas.
Camilo:
- Dona Mercedes, dona Mercedes...
Dona Mercedes:
-Entra...eu já esperava por você.
Camilo:
- Como?
Dona Mercedes:
- Eu sei to seu temor. Mas, sua amada o espera. Não temas. Nada vai acontecer com vocês. O outro não sabe de nada. Não tenha medo. Pode ir.
Narrador:
Musica
Camilo, ficou aliviado e despediu da cartomante, pagando-a pela consulta.
Camilo:
- Obrigado!
Narrador:
Camilo despediu-se da cartomante e foi até a casa de Vilela mais confiante, porém com receio. Seu pensamento dava voltas.
Camilo:
- O que será? Vilela teria descoberto?
Narrador:
Camilo chega à porta da casa de Vilela e toca o interfone. O coração ainda tremê-lo sem saber o que lhes espera.
Som do interfone.
Vilela:
- Oi Camilo...estava esperando por você...quero lhe mostrar uma coisa, entre...
Narrador:
Camilo entra.
Som da porta abrindo e passos
Camilo:
- O que foi Vilela? Fiquei preocupado com seu chamado. O que está acontecendo.
Vilela:
- Entre e veja...
Vilela abre uma porta e convida o amigo para entrar.
Som da porta abrindo.
Camilo:
- Meu Deus, Vilela, o que você fez com a Rita? Não pode ser...
Narrador:
Musica e som de passos largos, como se estivesse correndo.
Camilo vê o corpo de Rita no chão, coberto de sangue e corre para o corpo da amada.
Musica
Camilo:
- Rita..Rita...
Narrador:
Vilela aponta a arma para Camilo e...
Camilo:
- O que você esta fazendo Vilela...não..não...não faça ...
Som de tiros...silencio...Camilo cai ao lado de Rita.
Som do corpo caindo.
Silencio.
Vinheta de encerramento.
Fim

Fonte:
http://www.podcast1.com.br/programas.php?codigo_canal=144&numero_programa=103
http://www.releituras.com/machadodeassis_cartomante.asp

5 comentários:

  1. Otimo amei irei usar na minha peça teatral...

    ResponderExcluir
  2. Eu achei que ficou muito bom, com poucos erros !! Me ajudou muito, obrigada '

    ResponderExcluir
  3. Olá ,

    A adaptação ficou bastante interessante e atual.
    A linguagem está de acordo com o momento e de forma coloquial. Muito bom!
    Penso que para alunos de escola fundamental, poderia ser esse mesmo texto com algumas pitadas de humor, explorando mais o perigo da mentira e da cartomancia e, também,sem o fim trágico e violento.
    Quanto ao tempo,a possibilidade da sonoplastia a sensibilidade e ao autor , otimos!

    Rita de Cássia

    rdecassia12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/4/10 10:38

    obg!!por deixar essa historia bem legall aqui!!me ajudou bastante!!
    vc e muitoo bom ator em relatar essa perfeita peca...
    queria te agradecer vc ajudou a minha irmã a fazer o trabalho dela apesar dela ter copiado todo texto porque nao temos impressora!!se vc puder me ajudar me dar uma impressora!! Poor favor..Thauuzinhoo!!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa, me ajudou muito na peça teatral.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua contribuição. Deixe seu email para contato.